terça-feira, 22 de março de 2011

Blah blah blah... Vamos fofocar?

Quem nunca fez uma fofoca ou  foi alvo de fofocas? A fofoca é um vício e dificilmente alguém escapa dela. Vai dizer que nunca parou para ler uma revista de fofoca? Falar da vida da vizinha, ou de algum amigo? Além do mais é só ouvirmos “tenho uma fofoca pra contar” que nossa atenção é toda direcionada pra pessoa que está falando. Se você não é um fofoqueiro, certamente conhece algum.  



Há quem diga que essa prática é normal e compreensível quando não afeta ninguém, é a famosa “fofoca saudável” ou como preferem as fofoqueiras “comentários” ou “troca de informações”...
O problema é quando essa prática é usada para o mal, ou seja, gente desocupada e invejosa que inventa algo a seu respeito. Na maioria das vezes a fofoca é um dito maldoso, divulgação de detalhe da vida alheia que o outro gostaria que fosse ignorado. 

E quem nunca ouviu aquela famosa frase: vou lhe contar uma coisa, mas é segredo tá?
Um segredo se transforma em fofoca assim que a pessoa pra quem você contou o segredo conta pra outra pessoa, e pra quem não sabe vou explicar o significado da palavra segredo: o que a ninguém deve ser dito, que é secreto, confidência, entendeu agora? E o significado da palavra fofoca você sabe?
 Conversa informal e geralmente distorcida sobre a vida alheia, resumindo: coisa de quem não tem conteúdo para conversar e não tem o que fazer.


 
Já ouviu aquela outra famosa frase... “você tem vida? Então cuida da sua que eu cuido da minha...”
Deus foi bem bonzinho e deu uma vida pra cada um, mas tem gente que insiste em cuidar da vida dos outros e porque fazem isso? Porque suas vidas não são interessantes, ou porque nutrem um sentimento de inveja por certa pessoa...
E de boca em boca a fofoca vai passando e vai aumentando, cada um coloca sua pitada de veneno e a fofoca vai crescendo, quando percebemos ela já está espalhada.
Se você sofre nas mãos dos fofoqueiros a dica é ignorar! Não se preocupe em desmentir a fofoca, quanto mais der importância ao assunto mais ele se fortalece... Não dê ouvidos a fofoqueiros, até porque ouvinte é fofoqueiro também! Se você fala da vida alheia certamente as 
pessoas também falaram da sua.



Quando alguém chegar em você e  lhe contar alguma fofoca (resista a curiosidades rs) simplesmente diga “ah é?” balançando a cabeça e em seguida mude de assunto. Não faça comentários de forma alguma, isso a torna fofoqueira e ainda alimenta a fofoca.
É importante lembrar que não se deve julgar ninguém só por causa de uma fofoca, porque toda história tem duas versões ( ou mais quando se trata de fofoca rs).

HOMENS x MULHERES
A palavra fofoca sempre está associada às mulheres, afinal quem não conhece uma gossip girl? rsrs, mas se engana quem pensa que só nós gostamos de fofocar, os homens também gostam e estatisticamente os homens são mais fofoqueiros. Segundo uma pesquisa há diferenças entre as fofocas dos homens e as das mulheres. Os homens gostam de falar de si mesmos, ambiente de trabalho, e principalmente mulheres!  Eles também gastam o dobro de tempo do que as mulheres gastam falando sobre suas relações sociais. As razões também variam: mulheres fazem fofoca pra passar o tempo, já os homens para obterem informações e como forma de auto-afirmação na frente dos amigos (principalmente quando o assunto é mulher).



Lembre-se que o fofoqueiro jamais é visto como alguém confiável. Nunca fale pelas costas, se você não pode falar cara a cara com as pessoas envolvidas na história simplesmente feche sua boca. E aqui vai uma dica praticamente impossível de ser seguida: Não tenha um amigo fofoqueiro!! "Quem fala mal dos outros para você, certamente de você fala para os outros".





ESPALHE AMOR. NÃO FOFOCA!!

2 comentários: